Apesar de vivermos em um país gigante, nossa malha ferroviária é um pecado. São poucos os passeios pelos trilhos em São Paulo hoje em dia, então é preciso aproveitar. Um dos mais conhecidos é a viagem a Paranapiacaba, distrito de Santo André.

O acesso à antiga colônia britânica também é possível de carro, mas, pelos velhos tempos e usando os poderes do Bilhete Único, vá de trem. Embarque na estação Brás no trem com destino a Rio Grande da Serra. Chegando ao final, pegue a linha 434 da EMTU para Paranapiacaba (R$ 3,90)*.

Chegar na cidade é como entrar em uma máquina do tempo. As casinhas, as ruas, os trens estacionados, o relógio que é praticamente uma miniatura do Big Ben… Tudo remete aos ingleses, que chegaram ali há quase 150 anos com o objetivo de construir a primeira ferrovia paulista: a São Paulo Railway, que ligaria Jundiaí ao Porto de Santos.

IMG_6217

Além das construções, outra referência à Inglaterra vem da natureza: a neblina. De repente o vento fica mais forte e a cidade é encoberta pelas nuvens. O cenário ideal para um bom suspense, digno de Agatha Christie ou Edgar Allan Poe.

IMG_6241

Para comer existem vários restaurantes, todos simples e com comida caseira. No centro da cidade você encontra quiosques com opções de lanches ou salgados. Alguns cães ficam por ali esperando um petisco solidário – e vão usar todo o seu charme e fofura para conseguir.

IMG_6231

Não deixe de visitar a antiga Estação Ferroviária. Lá você encontra locomotivas antigas e galpões com itens que vão de ferramentas a cartazes da época. Placas indicam que é proibido entrar nos veículos; respeite-as. A conservação dos itens é importante para que a importância histórica e cultural do lugar continue viva. Outras estações, infelizmente, não tiveram a mesma sorte; estão aí, espalhadas, em ruínas ou demolidas, transformadas em outras coisas. E a gente aqui, querendo viajar…

IMG_6222

Destino: Paranapiacaba

Tempo: 1 dia

 

Para se achar:
Estação Ferroviária: Pátio Ferroviário, sem número

 

*preço em abril/2016.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s