Acreditamos que Nova York não tenha ganhado o título de “capital do mundo” apenas por seu tamanho ou sua quantidade de atrações. Talvez o nome faça mais sentido quando pensamos que qualquer pessoa pode se sentir em casa ali, encontrar a sua Nova York.

IMG_6421

Pode ser que a sua seja realmente Midtown, o centro da cidade. As luzes da Times Square fazem a noite virar dia, o balcão de ingressos da Tkts oferece entretenimento tanto para quem quer assistir um entre dezenas de espetáculos em cartaz ou apenas quem quer usufruir de sua escadaria para apreciar o movimento. Também é possível encontrar tranquilidade em Midtown: o Bryant Park é uma opção, assim como a New York Public Library, logo ao lado. Até aula de yoga ao ar livre vimos por lá.

No centro você também encontra os dois principais observatórios da cidade: o Empire State Building e o Top of The Rock. Para não precisar se acotovelar no Empire State, chegue cedo; os primeiros elevadores já começam a subir antes das 10h.

Já o Top of The Rock é sempre lotado – pegamos o elevador às 23h50 e estava cheio de gente lá em cima! Ao chegar, procure a escada mais próxima: a maioria das pessoas esquece que o observatório tem três andares e ficam amontoadas no primeiro. O terceiro também é movimentado, porque é o único sem vidros, o que facilita as fotos.

IMG_6459

Ainda na região de Midtown não deixe de ir até o Madison Square Park – e, se você for um fã de música ou basquete com sorte, ao Madison Square Garden! Perto também estão outros dois pontos imperdíveis da cidade: a loja da Macy’s, no Herald Square, e o icônico Flat Iron Building.

IMG_6291

Quem sabe a sua Nova York seja um pouco mais cultural e tranquila, perdida no verde do Central Park.  Os Upper East e West Sides, que estão exatamente ao lado do parque, são bairros residenciais, mas que merecem a sua caminhada.

IMG_6328

Além disso, é nessa região que se localizam os principais museus da cidade: o Guggenheim, de arte contemporânea, o Museu de História Natural (fique tranquilo, os dinossauros não vão ganhar vida!) e o Metropolitan Museum of Art, o famoso MET.

IMG_6344

Reserve uma boa parte do dia e se deixe encantar pelo MET. As mostras fixas são riquíssimas em objetos, obras de arte e até ambientes inteiros reproduzidos dentro das salas do museu. No momento também estão em cartaz três mostras itinerantes incríveis: “Manus Machina: Fashion in The Age of Technology” (sobre a influência da tecnologia na criação de moda, em cartaz até agosto de 2016), “Pergamon and The Helenistic Kingdoms of The Ancient World” (sobre a Grécia no intervalo entre as conquistas de Alexandre, o Grande, e a tomada pelo Império Romano, em cartaz até julho de 2016) e “Court And Cosmos” (sobre os povos da Anatolia e de Jazira, que viveram nas regiões onde hoje estão Síria, Iraque e parte da Turquia, em cartaz até julho de 2016).

Quando você estiver imerso em tanta cultura, pegue o elevador e suba até o Roof Garden Bar, onde você pode pedir uma bebida enquanto admira a vista da cidade em meio ao verde do Central Park. Importante: a área só fica aberta entre os meses de Maio e Outubro.

IMG_6348

Saia do MET e desça pela Quinta Avenida: hora de apreciar as vitrines das lojas de roupas, da elegante e tradicional Bergdorf Goodman às queridinhas H&M, Topshop e Uniqlo. Também vale se aventurar e tentar entrar na famosa loja da Apple. Outra parada mais do que obrigatória é a Barnes & Noble, cujos itens vão muito além dos livros.

Caso prefira escolher outro caminho, vá pela Central Park South até o outro lado do parque. Ali você encontrará o Columbus Circle. A rotatória gigante concentra ao seu redor lugares para sentar, comer ou fazer compras.

IMG_6601

Suba até o Lincoln Center: o espaço concentra a sede de mais de dez companhias artísticas, dentre elas o New York City Ballet e a Orquestra Filarmônica de Nova York. Se estiver animado para fazer compras, é hora de visitar a Century 21, loja de departamentos que reune produtos de diversas marcas, como Tommy Hilfiger, Calvin Klein e Kate Spade.

Contudo ainda existem outras NYCs para conhecer! O lado oeste da ilha oferece atrações para quem quer fugir do circuito turístico padrão. O Intrepid Sea, Air & Space Museum é um passeio imperdível para os apaixonados por embarcações, aviões e viagens espaciais. Depois, caminhe até a 34th Street, onde fica a entrada para o High Line, a linha de trem desativada que virou um parque linear. Aprecie a vista da cidade e desça as escadas na 16th Street; hora de conhecer o Chelsea Market, uma parada para compras e comidinhas.

IMG_6572

E se você ainda não encontrou a sua Nova York, não se preocupe: ela pode estar a sua espera no Brooklin ou em Lower Manhattan. A Brooklin Bridge merece a visita, e precisa ser caminando. Aí você decide se prefere ir ou voltar andando. Pare no Brooklin Bridge Park e aprecie a vista do skyline de Manhattan, bem como o movimento dos navios no East River. Se a fome apertar, a Ignazio’s Pizza é uma boa opção logo abaixo da ponte.

IMG_6630

Volte do Brooklin e passeie na parte mais ao sul da ilha de Manhattan. Separe um tempo para conhecer o 9/11 Memorial; o ataque terrorista às torres do World Trade Center foi chocante, mas é um momento histórico que não pode ser deixado para trás. Ali você também pode ver o One World, o prédio que foi erguido logo ao lado do espaço ocupado pelas torres gêmeas.

IMG_5196

Depois caminhe até o Battery Park; é hora de dar tchau para a Estátua da Liberdade, seja da margem da ilha ou em um dos barcos que levam o público até a Liberty Island.

IMG_5200

Nova York tem milhares de possibilidades. Ao chegar na “capital do mundo”, não se assuste com seu tamanho: prepare-se para encontrar a sua cidade, seja ela um encontro de ruas, uma estação do metrô, um bairro ou toda Manhattan. A Grande Maçã o espera!

Destino: Nova York

Tempo: 5 dias

 

Para se achar:

Times Square: cruzamento das avenidas Broadway e 7th, na altura da 46th Street

Bryant Park e New York Public Library: W 42nd Street (entrada da biblioteca pela 5th Avenue)

Empire State Building: 350, 5th Avenue

Top of The Rock: acesso pelo Rockfeller Center, pela entrada da 49th Street

Madison Square Park: Madison Avenue, na altura da W 26th Street

Flat Iron Building: cruzamento da 5th Avenue com a 23th Street

Madison Square Garden: 8th Avenue, na altura da 31st Street

Metropolitan Museum of Art (The MET): 1000, 5th Avenue

Intrepid Sea, Air & Space Museum: pier 86, 12th Avenue na altura da 46th Street

Brooklin Bridge: acesso pela praça onde fica a City Hall

One World Building e 9/11 Memorial: 180, Greenwich Street

Anúncios

One thought on “#8 – Nova York

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s