No post anterior falamos que Buenos Aires é muito mais do que tango e alfajores. E é importante lembrar que a Argentina é muito mais do que Buenos Aires. Para descobrir as verdadeiras raízes desse povo, uma boa pedida é viajar para Salta, ao Norte do país. Conhecida como “La Linda”, a cidade é um paradoxo: a tranquilidade das ruas, mas com engarrafamentos tão constantes quanto os portenhos. Os pequenos restaurantes ao redor da praça principal, mas também tem McDonald’s. A opção perfeita para quem quer descansar, mas sem perder tanto a estrutura de uma grande cidade.

IMG_6012

As principais atrações de Salta se concentram ao redor da Plaza 9 de Julio, o que inclui a própria praça. Com suas altas palmeiras, ela parece um oásis, ainda mais quando se sabe que o interior da Argentina sofre um grave processo de desertificação. Para começar, visite o Museo Histórico del Norte, o antigo Cabildo da cidade. Prepare-se para conhecer melhor a história da Argentina no período colonial, enquanto também descobre jardins secretos em cada curva do espaço.

IMG_6013

Outro museu imperdível é o Museo de Arqueología de Alta Montaña, que também fica na praça. Seu acervo é constituído principalmente por itens encontrados em buscas na região do vulcão Llullaillaco. Existem diversos itens de cerâmica, tecidos e outros artigos usados tanto no cotidiano como em cerimônias sagradas para a cultura inca.

Uma dessas cerimônias consistia no sacrifício de crianças no lugar mais próximo do Sol, que aos incas não era visto como morte, e sim como elevação desses jovens ao plano espiritual. Nas expedições ao vulcão Llullaillaco foram encontrados três corpos em bom estado de conservação, e que estão no MAAM para exposição. Há quem condene o museu por expor corpos de crianças, que não estão todos na mostra ao mesmo tempo, justamente para mantê-los conservados. Por isso é possível seguir com o passeio sem ver o corpo em exposição; eles são chamados de La Doncella (uma jovem, de aproximadamente 15 anos, com cabelo penteado e em tranças e com o rosto pintado com pigmentos vermelhos), La Niña del Raio (uma menina de aproximadamente seis anos, encontrada de olhos fechados e cabelos também trançados, mas cuja cabeça sofreu uma deformidade causada por uma descarga elétrica que atingiu o vulcão) e El Niño (um garoto de aproximadamente sete anos, encontrado com o rosto apoiado em seus joelhos e usando na cabeça um adorno de plumas brancas). No dia de nossa visita, era El Niño que estava em exposição.

Outra atração que também está na Plaza 9 de Julio é a Catedral Basílica de Salta. De arquitetura neobarroca, começou a ser erguida em 1858, após a igreja anterior ter sido destruída em um terremoto. Ao lado da Catedral também há um jardim fechado, que pode ser visitado.

IMG_6003

Contudo existe mais para se ver de Salta além da praça principal; os dois extremos da Avenida San Martin tem opções de passeios bem diferentes, mas igualmente indispensáveis. De um lado, o Mercado Artesanal de Salta, que reúne pequenas lojas interligadas uma a outra e também um restaurante. Aqui você encontrará outro jardim fechado, um convite ao descanso antes de apreciar as peças confeccionadas em lã, tecido e prata, entre outros materiais.

IMG_6153

Do outro lado da San Martin está o parque de mesmo nome, tomado por famílias nos finais de semana ensolarados. Se você é apaixonado por livros, dê uma olhada nos sebos localizados dentro do parque, com acesso pela rua Lavalle. Para finalizar o passeio, embarque no teleférico que leva ao morro San Bernardo. O passeio dura pouco menos de dez minutos; de lá, admire a vista de Salta, com o parque estendendo seu verde e a cidade totalmente circundada por montanhas. Ali é fácil entender porque Salta ganhou o apelido de “La Linda”.

Antes de ir embora da cidade, não deixe de experimentar as salteñas. A massa é parecida com a das empanadas (suas velhas amigas de Buenos Aires!), porém elas são servidas fritas e acompanhadas de molho picante. Se Salta ainda não tiver te convencido a voltar, com certeza as salteñas o farão!

IMG_6009

Destino: Salta

Tempo: 4 dias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s