Porto. Estrada. Pelé (ou Neymar). Praia.  Movimento. Canal. Café.

Qual palavra mais te faz lembrar-se de Santos?

É uma pergunta que não tem resposta certa; pode ser uma, duas ou todas. Em um final de semana na cidade é possível passar por todas elas e escolher suas favoritas. A primeira, talvez, seja praia, afinal estamos no litoral de São Paulo. Se você chega à cidade de ônibus ou carro vai passar por um portal de entrada, com um túnel que é possível cruzar de carro, de bicicleta ou a pé. E se seu meio de transporte é seu par de tênis prepare-se para andar cinco quilômetros até colocar os pés na areia. Aos domingos parte da avenida Presidente Wilson é fechada para lazer, atraindo famílias, atletas e crianças. Porém Santos é mais do que praia.

IMG_6689

Santos tem bem mais infraestrutura em comparação a outras cidades do litoral paulista. Tem movimento além das ondas. Vale a pena se hospedar no bairro do Gonzaga: perto da praça da Independência você encontra lojas, restaurantes, bares e pelo menos três shopping centers. No entanto chamo a atenção para a pequena livraria Realejo, que fica menor ainda comparada a gigante Martins Fontes na rua ao lado. Entre, olhe as prateleiras e tome um bom café. O clima intimista, o bom atendimento e a sensação de estar em um lugar parado no tempo vão te encantar.

IMG_6701

A terceira palavra que você deve reparar será canal. Santos não tinha um sistema de saneamento básico eficiente nos anos 1800; além disso, é uma cidade plana e litorânea, ou seja, mais suscetível a alagamentos. Entre 1890 e 1900 a cidade foi atingida por uma grave epidemia de febre amarela e outras doenças também começavam a fazer cada vez mais vítimas. Por isso, em 1903 a cidade começou a construir seus famosos canais de drenagem, entre outras obras de melhoria. Mas não pense que nos canais passa esgoto: eles servem para absorver e distribuir a água do solo encharcado. Mas Santos é mais do que seus sete canais.

IMG_6675

Se você é apaixonado por futebol, já vibrou (ou passou nervoso) com as jogadas de Pelé ou Neymar, dois expoentes do Santos Futebol Clube. Vale a pena passar perto da Vila Belmiro, o estádio do time, e também o centro de treinamento Rei Pelé, onde um mural relembra os grandes nomes do alvinegro praiano, que tem mais de 100 anos de histórias pra contar. Só que Santos é mais do que gols.

Talvez Santos seja apenas um destino de passagem para você, caso esteja rumo a um cruzeiro marítimo. Mesmo que não seja o caso, vale a pena ir até a Ponta da Praia ver os navios partindo. O porto de Santos também foi um marco na renovação da cidade; inaugurado em 1892 (pouco antes das obras de saneamento, note), o porto não parou de crescer, assim como a própria Santos. No entanto Santos vai além de navegar.

IMG_6668

Pausa para o café, e nada melhor do que fazer isso no Museu do Café, que ocupa o espaço da antiga Bolsa do Café. Antes mesmo da abertura do porto, na primeira metade dos anos 1800, Santos já era interligada ao planalto pela São Paulo Railway (que se ainda existisse facilitaria demais as viagens para a praia, não concordam?).  A principal função dos trens era o transporte de café do interior para o litoral, assim o produto seria exportado com mais facilidade. Para entrar no clima da época, passeie pelo centro histórico de Santos e não deixe de visitar o Museu do Café, onde, além de descobrir o quanto esses grãos foram importantes para o desenvolvimento do Estado de São Paulo, você poderá saborear diversas delícias na Cafeteria do museu. Tem sorvete de café, bolo de café, salgados diversos…e, claro, o querido cafezinho, em versões expressas, coadas e também geladas. Santos não é só café, mas ele acompanha bem.

Faltou uma palavra: estrada. É hora de pegá-la!

Destino: Santos

Duração da viagem: 2 dias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s