Às vezes é preciso deixar a seriedade de lado e tentar ver o mundo com o olhar de uma criança: deixar sua curiosidade ser despertada a cada esquina, experimentar os objetos e ambientes, dar risada sem filtro, descobrir coisas novas com simplicidade. E um bom lugar para esquecer o ano que está em seu RG é o Catavento Cultural, no centro de São Paulo.

O museu interativo garante diversão para crianças, mas sem deixar de entreter também os adultos. É possível circular pelo espaço por diversos caminhos, que passam pelas seções Vida, Engenho, Sociedade e Universo, que foi por onde começamos. Ali é possível saber mais sobre a Terra e os outros planetas, estrelas e galáxias. Você tem alguma ideia do quanto pesaria se vivesse na Lua ou em Júpiter? Lá você descobre!

IMG_6787

Dentro do conceito de interatividade do museu, um item que desperta a atenção dos visitantes é um fragmento de meteorito. A placa o convida a tocá-lo; depois suas mãos estarão com cheiro de ferro. Ou, como diziam as crianças ao redor da rocha, com “cheiro de moedas”.

IMG_6786

Saindo dessa parte, visite o jardim interno, onde fica o Borboletário. O acesso ao espaço é restrito e não abre às sextas-feiras. Ele é a entrada para a seção Vida, onde é possível saber mais sobre relevo, vegetação e os animais que vivem no Brasil. Há também uma parte dedicada à ecologia e sustentabilidade; fica no andar superior e encontrar as escadas é bem fácil. No começo dela há uma réplica do“tatu gigante”; no alto, um grande terrário, uma espécie de jardim dentro de um grande recipiente de vidro. Vale a pena observá-los com atenção.

No segundo andar está a seção Sociedade, com, entre outras atrações o Laboratório de Química e o Monte dos Sábios, uma parede de escalada que te leva mais perto de grandes pensadores da história. Vale lembrar que o ingresso do Catavento não contempla o muro de escalada; ele é pago a parte, assim como algumas outras atrações do espaço.

A última seção do museu é Engenho, e é ali que você vai encontrar a maior concentração de crianças. O espaço é repleto de atividades interativas, como um balão que levanta voo a partir do som de aplausos, um sistema que mede a corrente elétrica que circula no seu corpo e a disputadíssima bola eletrostática que faz os cabelos arrepiarem. Também conheça a parte dedicada a luz e óptica, com diversos espelhos.

IMG_6817

Porém não pense que seu passeio acabou quando você sair do museu. No pátio externo se pode ver de perto veículos antigos, como locomotivas e um avião Douglas C47, que pertenceu à Vasp e transportou passageiros até 1972.

IMG_6819

Depois de tanta caminhada e conhecimento, deve bater uma fome. Ainda bem que o Mercado Municipal está a uma curta caminhada de distância! Vá além do famoso sanduíche de mortadela e saboreie frutas, queijos, castanhas e outras delícias, que você também pode levar para casa.

IMG_6894

O passeio também vale para apreciar a estrutura do prédio: inaugurado em 1933, ele tem mais de 10m de pé direito, com abóbodas e vitrais importados da Alemanha, todos com temas agrícolas. Aos finais de semana o público é grande, composto desde apaixonados por gastronomia, que sabem que alguns ingredientes só podem ser encontrados ali, até curiosos, como nós.

IMG_6865

Não reclame da muvuca: a experiência histórica e gastronômica faz tudo valer a pena. Não deixe o espírito explorador de criança no Catavento; aliás, leve ele com você qualquer que seja a viagem!

 

Destino: centro de São Paulo

Duração da viagem: 1 dia

 

Para se achar:

Catavento Cultural – Avenida Mercúrio, sem número, Brás (ingresso: R$ 6; entrada gratuita aos sábados)

Mercado Municipal – Rua Cantareira, 308, Luz

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s