Quem disse que São Paulo não é lugar de aproveitar a natureza? Para quem precisa de verde depois de passar a semana em uma cidade cinza, o Jardim Botânico é o passeio ideal. Pode-se chegar até lá de ônibus ou carro (há um estacionamento bem em frente ao parque).

IMG_6995

Sente-se em um banco e relaxe. Você está em um parque de quase 90 anos de idade; o processo de preservação da área das nascentes do Ipiranga começou antes, mas o Jardim Botânico só se tornou Jardim Botânico em 1928. Ele nasceu como orquidário, uma ideia do naturalista Frederico Carlos Hoehne. No entanto seus portões históricos datam de 1894.

Ao entrar no parque você se depara com o córrego Pirarungáua e a alameda Fernando Costa, uma passarela suspensa feita de madeira de reflorestamento. Uma curiosidade é que o Pirarungáua é uma atração relativamente recente do Jardim Botânico; o córrego, afluente do riacho do Ipiranga, ficou canalizado por várias décadas.

IMG_6989

Siga para o famoso Jardim de Lineu, com suas escadarias que estão lá desde a inauguração do parque. O jardim foi inspirado no que existe no Jardim Botânico de Upsala, na Suécia, e recebeu seu nome em homenagem ao botânico e zoólogo Carolus Linnaeus. Sim, demos uma “aportuguesada” no nome do estudioso, mas o jardim em sua homenagem compensa qualquer adaptação que ele possa não ter gostado; é simplesmente lindo.

IMG_6942

Um dos pontos favoritos dos visitantes é o Lago das Ninféias, logo após o Jardim de Lineu, formado pelo represamento das águas do córrego Pirarungáua. Recebe esse nome por conta das plantas aquáticas que vivem ali; apesar de ter nascido como orquidário, hoje as ninféias é que são consideradas as flores símbolo do Jardim Botânico.

IMG_6973

No entanto a imagem mais conhecida do parque certamente é a de suas duas estufas. Elas são de fato o marco inicial da implantação do Jardim Botânico; foram construídas logo em sua abertura e tem estruturas de ferro inglesas. Uma delas abriga plantas tropicais, especificamente da Mata Atlântica; a outra sempre apresenta exposições temporárias.

IMG_6938

Separe um dia e passe uma tarde no Jardim Botânico. Aprecie a natureza, tome um sorvete, sinta-se na Mata Atlântica sem sair dessa cidade que não para. Importante: não são apenas os humanos que visitam o parque; alguns animais silvestres, como pássaros e roedores, podem ser vistos de vez em quando. Afinal, eles também precisam de um lugar para descansar, não é mesmo?

IMG_6966

Para se achar:

Jardim Botânico de São Paulo – Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda – São Paulo (SP)

Aberto de terça a domingo e feriados, das 9h às 17h (ingresso R$ 6)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s