Ah, o Rio…essa cidade maravilhosamente imperfeita.

Preparando-se para sediar uma Olimpíada. Foi há pouco tempo um dos palcos da Copa do Mundo também. É o cartão-postal máximo do nosso país, gostem ou não: pensou em Brasil, pensou nos braços abertos do Cristo Redentor.
Arquivo_000(7)

Falando nele, uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, é importante lembrar que não é mais possível subir todo o Corcovado de carro/táxi; eles param em Paineiras e de lá você pega uma van até o Cristo. Também existem vans no Largo do Machado e, claro, o Trenzinho do Corcovado. O passeio de pouco mais de 15 minutos morro acima deve ser comprado com antecedência, mas vale a pena.

Arquivo_000(2)

Chegando ao topo, aprecie a vista. De lá você vê toda a cidade, com destaque para a lagoa Rodrigo de Freitas. Quando descer, vá visita-la mais de perto; em 1808, com a chegada da Família Real, toda a área ao redor da Lagoa foi desapropriada, pois D. João VI queria construir seu Jardim Botânico ali. Hoje o bairro do Leblon é um dos mais elegantes da cidade (você o conhece de todas as novelas do Manoel Carlos). Dê a volta na Lagoa, visite o Jardim Botânico e também conheça o Parque Lage, ali pertinho.

Arquivo_000(3)

Continue colecionando cartões-postais voltando por Ipanema, passando pelo Arpoador (reserve pelo menos uma tarde para ver o pôr do sol ali) e chegue em Copacabana, talvez a praia brasileira mais famosa do mundo. Copa, como é carinhosamente chamada, é quadra de futevôlei e frescobol, tem milhares de guarda-sóis, já recebeu Rolling Stones e tem o réveillon mais disputado do Brasil. Arrume um lugar na areia, compre um pacote de biscoitos de polvilho Globo e tome um mate com limão; mais carioca impossível!

Arquivo_000(5)

Quer mais um ponto inesquecível? Hora de embarcar no teleférico rumo ao topo do Pão de Açúcar! O “bondinho” foi inaugurado em 1912; a subida é rápida, três minutos em cada um dos percursos. Chegando lá em cima, você admira o Corcovado e o Cristo, as praias de Copacabana e Ipanema e o oceano azul. Também é possível ver o aeroporto Santos Dumont, com suas pistas na água.

Arquivo_000(4)

Todo esse roteiro deu fome? Então coma em outro cartão-postal: a Confeitaria Colombo. Existem duas unidades, uma no centro da cidade e outra no Forte de Copacabana, onde você pode saborear um doce com essa vista da cidade:

Arquivo_000

O Rio de Janeiro é ainda muito mais do que isso. Do Leme ao Pontal tem praias, morros e cenários imperdíveis. Assim como as Olimpíadas, que começam logo mais. Contudo, não importa para onde você olhe: por todos os lados, e apesar das centenas de problemas, o Rio de Janeiro continua lindo.

Anúncios

3 thoughts on “#15 – Rio de Janeiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s