Para começar a viajar internacionalmente, o primeiro passo é tirar o seu passaporte. O processo é simples, mas pode demorar algum tempo; é importante planejar sua viagem com antecedência para garantir que você estará com o passaporte em mãos.

IMG_7097

Nós dois tivemos que renovar nossos passaportes esse ano, e o processo de renovação é bem semelhante ao de quando você vai emitir seu passaporte pela primeira vez. Sendo assim, vamos te guiar passo a passo para você também garantir o seu!

A primeira coisa é reunir todos os documentos necessários para a emissão do passaporte. São eles:

– Passaporte anterior válido, se você tiver (vencido ou não é importante levar o antigo para que a Polícia Federal possa cancelar ele, mas avise eles sobre Vistos válidos);

– Documento de identidade (RG, Carteira de Habilitação ou de Trabalho, um desses três);

– Título de eleitor e comprovantes de votação na última eleição;

– CPF (se esse número já consta no seu RG ou se você vai levar sua Carteira de Habilitação, não precisa levar o CPF);

– Documento que comprove quitação do serviço militar obrigatório (para os homens)

– Certificado de naturalização (para os que não nasceram no Brasil mas se naturalizaram brasileiros)

Assim que estiver com tudo isso em mãos, é hora de acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário de solicitação. Ao final, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU), para você pagar. No momento o valor tanto para emissão quanto para renovação de passaporte é de R$ 257,25.

Logo após o pagamento é só entrar novamente no site da Polícia Federal e agendar sua visita ao posto mais próximo de você. É aqui que você precisa prestar atenção: consulte mais de um posto e fique atento com as datas. Pode demorar mais de um mês para conseguir ser atendido. No dia da visita, leve todos os documentos que listamos e também o comprovante de pagamento da GRU. Ah, não precisa levar foto, viu? Eles tiram na hora – então nada de cara de sono ou ir usando qualquer roupa, hein?
No atendimento você já saberá em qual data seu passaporte fica pronto. No dia certo, vá ao posto da Polícia Federal com documento de identificação e retire-o. Agora com o passaporte em mãos é hora de começar a colecionar carimbos 😉

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s