Primeiro post (de vários!) em parceria com a Letícia, do canal Letis GO, nossa amiga que visitou a terra do sol nascente e trouxe para nós dezenas de dicas imperdíveis. Ainda não foi dessa vez que conquistamos o Oriente, mas com as dicas dela nós – e vocês também, caros viajantes! – vão querer começar a planejar sua visita ao Japão agora mesmo!

A primeira parada da Leti é, claro, Tóquio. Confira a seguir as dicas dela para aproveitar o melhor da capital japonesa, dos restaurantes que servem comidas feitas por robôs às lojas de mangás raros e games antigos.

***

Todo mundo já ouviu falar da capital caótica. Se você gosta da vida agitada da cidade grande, você vai se apaixonar por Tóquio; é totalmente diferente de tudo o que você vai encontrar!  Vamos fazer um roteiro bairro a bairro, para você aproveitar ao máximo a experiência japonesa.

– Akihabara

Akiba, como é chamado por lá, é um bairro que provavelmente você mais sentirá a cultura pop japonesa. A maioria das lojas abre por volta das 10h, mas vale a pena chegar mais cedo se quiser tirar umas fotos bem legais: vai por mim, depois das 11h, lota bastante e fica impossível de andar. Para os otakus e gamers, é simplesmente o paraíso!  Andando no bairro, você vai ver prédios altíssimos; os japoneses os usam como uma solução para a falta de espaço. E cada andar desse prédio é uma loja! Os amantes de colecionáveis como eu, vocês irão sur-tar. Mas já aviso, eles são bem carinhos. Alguns você pode até encontrar no Brasil com pouca diferença de preço. Vale a pena se você estiver procurando algum muito difícil de encontrar ou os que são exclusivos do Japão.

P1220060

Todos sabemos que mangá é o que não falta, mas recomendo que passe na Mandarake, mais ou menos umas três quadras da estação do metrô. É uma loja gigantesca dedicada ao universo anime. Lá você encontrará pré-vendas, edições raras, pôsters, cosplays e brinquedos. Eu cacei em várias livrarias dois mangás bem específicos, e quando eu já estava perdendo as esperanças, adivinha onde eu encontrei? A única coisa ruim é que eles não têm versões em inglês. Pelo menos eu não encontrei nenhuma naquela loja. As versões dos mangás traduzidas são bem reduzidinhas nas lojas em geral, então comprei os meus favoritos em japonês mesmo, mais pela lembrança.

P1220075

Gamers, vocês também vão pirar em Akiba! Além de ter os action figures de jogos atuais como de Overwatch, por exemplo, cujo funkos maravilindos estamos sem previsão de chegada ao Brasil, nos deparamos também com coisas das antigas mesmo! Muitas lojas como a Retrô Game, vendem consoles antigos por um preço absurdamente barato! Sem contar a quantidade de cartuchos que nunca chegaram pra nós! Só não sei dizer se eles funcionariam no Ocidente. Poderiam, o meu Nintendo 64 ainda funciona! A mais famosa da região, e que inclusive é citada em vários filmes, é a Super Potato. Lá tem jogos super raros e exclusivos. Um pouco cara, mas vale muito a pena conhecer!

E claro, os Maid Cafés! Caso você não saiba do que se trata, são cafés que contam com o serviço de jovens vestidas com uniforme de empregadas que te servem como se você fosse “mestre” de uma mansão. Esse gênero de café surgiu quando animes/mangás sobre famílias milionárias com dezenas de empregados ficaram populares no Japão. O primeiro maid café que surgiu fica inclusive em Akihabara, que tem um estilo vitoriano. Ele é lindo, mas não é permitido tirar fotos ou filmar nem o estabelecimento e nem as meninas, apenas a comida. Quando fui tirar uma foto de uma delas na rua, ao perceber que estava sendo fotografada, ela cobriu o rosto com o panfleto. Não sei dizer ao certo o motivo disso tudo, mas essa regra vale pra todos os maid cafés do país. Pra quem gosta da banda AKB48, lá tem o maid café oficial, com apresentações diárias das meninas. Os ingressos custam por volta de 3 mil ienes e deve ser feita uma reserva com antecedência.

P1220096

– Harajuku

Aviso para as loucas por moda e shoppaholics: melhor se sentar. Assim que você desce na estação, dá de cara com a Takeshita Dori. Imagine a 25 de março em São Paulo. Agora coloque todas as roupas do Aliexpress. Essa é a Takeshita Dori. E o melhor, todas estão pelo mesmo preço que você paga comprando online! Além de ser barato, você não tem o risco de ver que aquela roupa que você comprou é de um tecido de qualidade ruim, ou aquele tênis que brilha não funciona (inclusive, comprei o meu lá). Uma dica valiosa: não compre por impulso: você pode achar a blusinha que você acabou de comprar com um desconto na loja da frente, então pesquise bastante pela região. Próximo dali tem a Omotesando, que tem as grifes mais famosas e mais caras. Pra quem adora doces, tem duas lojas muito legais nessa região – a Max Brenner, uma grife de chocolate que tem fondues e combos incríveis, além da Ben & Jerrys, que tem vários sabores exclusivos do Japão.

P1220103

Caso o dinheiro esteja apertado, existem as lojinhas de 100 ienes, que seriam as nossas lojinhas de 1,99. Em Harajuku tem a mais famosa na Takeshita Dori, a Daiso, que também existe no Brasil. Mas uma que vale a pena é a Flying Tiger, que é como se fosse uma loja de 100 ienes, mas com produtos mais legais e com qualidade um pouco melhor também.

– Shibuya

Shibuya é definitivamente o bairro mais badalado de Tóquio. Parece que você está no universo de Gossip Girl, só que no Oriente!

Caso você tenha assistido o filme Sempre Ao Seu Lado, na saída principal da estação está um dos pontos turísticos mais fofos do Japão! A estátua do Hachiko, o cachorrinho que ficou esperando seu dono retornar do trabalho eternamente, nessa mesma estação. Ponto obrigatório para uma foto!

hachicko

Logo em frente, você atravessará o cruzamento mais movimentado do mundo, o famoso Shibuya Crossing! Aproximadamente 3 milhões de pessoas passam ali diariamente! Caso você queira registrar esse cruzamento, o melhor lugar é o Starbucks do outro lado da avenida, que fica em cima de uma loja de departamentos. De lá tem uma vista panorâmica onde você pode sentar, tomar um frapuccino e apreciar do fluxo de pessoas. Os assentos ali são bem disputados, mas vale muito a pena esperar.

Para quem está atrás de compras, os destaques são Shibuya 109 (um shopping bem famoso no mundo todo), Tokyu Hands (uma loja de departamento muito legal, e essa filial é a maior do Japão, com oito andares!) e Village Vanguard (pra mim a melhor loja do Japão, cheia de coisas nerds, divertidas e curiosas), mas existem muitos shoppings e lojas de departamento espalhadas pelas ruas.

Uma dica para comer é o restaurante Uobei, muito famoso por seu sistema automático para pedir sushis, que fica há 10 minutos de caminhada da estação. A comida lá é boa, e toda feita por máquinas, mas é bem barato e divertido!

– Shinjuku

Se existe uma palavra que pode definir Shinjuku muito bem é luz. Visitamos o bairro durante a noite e é surreal a quantidade de luz naquele lugar. É como se fosse a Times Square em Nova York! Totalmente iluminada com telas gigantes que exibem propagandas, clips de j-pops … É linda!

P1220302

A região de Kabukicho fica a cerca de 10 minutos de caminhada da estação e é a mais adulta, famosa pela vida noturna. Lá está o famoso Robot Restaurant (que é um pouco caro, 8 mil ienes por pessoa, mas é uma experiência bem diferente), onde o seu sushi é feito por um robô; e a Don Quijote, uma loja de souvenirs muito bacana.

A região da Golden Gai tem algumas ruas bem estreitas, com vários bares bem pequenos lado a lado, que servem cervejas, highballs e aperitivos. A única coisa que eu recomendo é ter cuidado se resolver ir em algum bar em Kabukicho, porque alguns deles são extremamente caros e como é meio que “o bairro da luz vermelha”, as pessoas às vezes insistem muito para que você entre.

Um restaurante que eu amei foi o Daiedô, que fica bem pertinho da saída da estação. É pequeno e bem simples, mas com certeza tem o sushi mais gostoso que já comi no Japão, além de ter um ótimo custo-beneficio. Duas pessoas que comem MUITO não gastam mais que 3.000 ienes por lá.

Anúncios

3 thoughts on “#18 – Tóquio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s