Em meio à correria da cidade, muitas vezes precisamos de alguns minutos de paz. De silêncio, ou de contemplação, para colocar a respiração em ritmo normal e organizar as ideias. Às vezes, precisamos parar para uma oração, seja um pedido ou um agradecimento. No centro da cidade, um lugar onde podemos ter esse alívio é o Mosteiro de São Bento.

Dos 463 anos de história da cidade, o Mosteiro faz parte de mais de 400, desde julho de 1598. O terreno cedido ao Mosteiro era um dos mais bem localizados da cidade, ficando exatamente no alto da elevação, entre as águas do Anhangabaú e do Tamanduateí, abrangendo de um lado até o Vale do Anhangabaú e do outro, até a atual 25 de Março.

Além da estrutura religiosa, o Mosteiro também abriga o colégio São Bento, a Faculdade de Filosofia, a primeira do Brasil, e também a padaria do Mosteiro. Faz parte da doutrina de São Bento que os monges produzam seus próprios alimentos e os compartilhem com a comunidade. Portanto, desde 1999 o Mosteiro passou a vender bolos, geléias, biscoitos e seus famosos pães, cujas receitas, seculares, estavam guardadas no arquivo da abadia. As receitas continuam sendo transmitidas de geração em geração de monges.

Para saborear essas delícias de uma forma ainda mais especial, vale visitar o Mosteiro no último domingo do mês. Após a missa, celebrada com cantos gregorianos, pode-se fazer uma visita guiada e visitar o refeitório do espaço, onde é servido um brunch com todos os itens disponíveis na padaria. As entradas devem ser compradas antecipadamente, então, ainda dá tempo de se programar 😉

dsc05657

***

Tem mais Especial São Paulo, 463 Anos aqui – clica e confere! 😉

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s