Amanhã é o aniversário de São Paulo, por isso hoje falaremos de um presente que ela ganhou 63 anos atrás, quando completou o seu quarto centenário: a Catedral da Sé. É fato que muito antes de 1954, quando a Catedral foi aberta, já havia ali um templo religioso. Em 1591, foi erguida a igreja da Sé, com paredes de barro; em 1745 a Sé foi elevada a categoria de Catedral, iniciando assim sua reforma. Perto dela também se ergueu outra igreja, dedicada a São Pedro da Pedra. Em 1911 os dois templos foram demolidos para construção da versão final da Catedral e alargamento da praça da Sé.

Toda essa cronologia é para mostrar que a Sé foi crescendo junto com a cidade ao seu redor, no mesmo ritmo de São Paulo. Diariamente a catedral recebe centenas de fiéis e turistas, que ficam fascinados desde sua fachada até o seu interior. A Sé é um dos maiores templos de arquitetura neogótica do mundo. Sendo você religioso ou não, ela merece uma visita.

dsc05680
Também chama a atenção o Marco Zero da cidade, localizado bem em frente a entrada do templo. No centro fica um pequeno monumento de mármore, datado de 1934, com um mapa das estradas que partem de São Paulo com destino a outros estados. Cada um de seus lados representa, simbolicamente, outra cidade ou estado brasileiro: o Paraná (araucária), Mato Grosso (vestimenta dos Bandeirantes), Santos (navio), Rio de Janeiro (Pão de Açúcar e suas bananeiras), Minas Gerais (materiais de mineração profunda) e Goiás (bateia, material de mineração de superfície). Todos os caminhos saem de São Paulo – e nos levam de volta à ela.

dsc05670

***

Tem mais Especial São Paulo, 463 Anos aqui – clica e confere! 😉

Anúncios

One thought on “São Paulo, 463 Anos – Catedral da Sé

  1. A cidade em que nasci é linda,este lugar é Abençoado,hj está bem diferente dá época que era criança,mas continua linda aguardando cuidados,estou torcendo por isto. Parabéns meninos pelo trabalho nosso São Paulo merece e agradece.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s