Neste janeiro que já está no fim, e que para muitos teve a sensação de continuidade com dezembro, uma pausa no final de semana é muito bem-vinda.Quando se trata de bate-volta, o Guarujá é um dos destinos favoritos dos paulistanos.

Localizada na ilha de Santo Amaro, chegou a pertencer ao município de Santos no passado. Tem o carinhoso apelido de “pérola do Atlântico”, por conta de suas belas praias. A maior delas é a praia da Enseada; localizada ao norte da ilha, é a praia mais extensa do Guarujá, com 5,5 km de extensão. A grande faixa de areia e o mar mais tranquilo são atrativos para famílias e grupos de amigos, tanto durante o dia quanto à noite.

img_8330

No entanto, ficamos hospedados na praia das Pitangueiras, que fica no centro da cidade. É a primeira praia a ser vista quando se chega ao Guarujá, seja pela estrada ou por balsa. Em sua orla, vários prédios, restaurantes, lojas e o shopping La Plage, que atendem bem a grande demanda de turistas da região. Por ser tão movimentada, Pitangueiras tem um ar de Rio de Janeiro inconfundível; cidade grande com vista para o mar. Aliás, há ali a rua Rio de Janeiro, fechada para os pedestres e repleta de restaurantes e barzinhos.

img_8403

Para quem está procurando tranquilidade, a praia ideal é a da Guaiúba. Uma das mais difíceis de serem visitadas na cidade, por ser mais afastada, possui alguns condomínios fechados perto da orla e uma área de preservação ambiental. Seu mar é quase sem ondas e a beleza da natureza é realmente exuberante. No entanto, durante a alta temporada, vale chegar cedo para garantir um lugar na estreita faixa de areia – olha só esse mar de guarda-sóis!

img_8360

Se você procura uma atração longe das ondas, também vale conferir a programação do teatro Procópio Ferreira, principal casa da cidade. Totalmente reformado, costuma receber peças e apresentações de stand up comedy. Ele fica no centro, relativamente próximo da praia da Enseada.

Seja de carro, de ônibus (como viajamos, saindo da rodoviária do Jabaquara) ou de balsa partindo de Bertioga, todos os caminhos do litoral paulista parecem levar ao Guarujá. Sendo assim, pegue uma dessas estradas e aproveite, pois ainda temos mais um mês de verão pela frente!

img_8379 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s