Além de viajar, nós também gostamos muito de ler. E, como já falamos em outro post por aqui, ler não deixa de ser uma forma de viajar para outro país, cidade ou universo. Pensando nisso, criamos uma nova categoria de posts aqui no Travel Storytellers: o TS Livros, com as viagens que fazemos sem sair do lugar, através de uma boa leitura.

Nosso primeiro destino é a costa do mar Jônico, que pudemos conhecer a partir da leitura de A Filha Perdida, de Elena Ferrante. A autora italiana nos apresenta as praias dessa região a partir do olhar de Leda, uma professora universitária que, após ver as filhas se mudarem para o Canadá, decide sair de casa e tirar merecidas férias.

img_6966

A viagem de Florença, onde Leda mora, até as praias da costa jônica é feita de carro, pela SS (strada statale) 106. As praias, na descrição da autora, não estão à beira da estrada, como estamos acostumados na costa brasileira. Entre estrada e mar, há uma floresta de pinheiros, possível de ser atravessada em diversos pontos, por trilhas. Depois disso que se avista o mar azulado do litoral italiano.

A trama se desenrola a partir do momento em que Leda para e observa uma família de férias, em especial uma mãe com sua pequena filha. A menina carrega uma boneca velha para todo canto. O desaparecimento de Nani, a boneca, fará com que a praia, a família e a própria Leda descubram coisas sobre os outros e sobre si mesmos que nem sequer imaginavam. É um livro para ser devorado!

Por conta da intensa procura por turistas, o governo italiano e especificamente da região da Basilicata tem se preocupado cada vez mais com a preservação do ecossistema da costa jônica. Ou seja, se um dia for até lá, o foco é apreciar a beleza da região e fazer o que estiver ao seu alcance para preservá-la, para que mais pessoas possam desfrutar dessas praias tão exclusivas, seja ao vivo ou pelas páginas dos livros.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s