Nosso embarque de hoje está marcado para dentro de casa. Em tempos de Carnaval, a literatura brasileira vem como um retrato ou um verdadeiro espelho do nosso cotidiano. Ler os autores nacionais, além de valorizar seu trabalho, é quase como ler sobre si mesmo, em uma viagem pelo nosso País e por nossos costumes. E quando se trata de literatura brasileira, nossa grande dama é Lygia Fagundes Telles. Membro da Academia Brasileira de Letras, foi recentemente indicada ao Prêmio Nobel de Literatura, formou-se na faculdade de Direito do Largo São Francisco – onde conheceu e se tornou amiga de outra grande autora brasileira, Hilda Hilst – e escreveu dezenas de obras.

Antes do Baile Verde é um de seus livros mais conhecidos, e é uma excelente pedida para o feriado, não importa se você vai ficar em casa ou ler à beira mar. O livro traz 18 contos, alguns inéditos na época da publicação (1969) e outros que haviam sido publicados em outras obras, cujas edições estão esgotadas. Quando foi organizá-lo, Lygia colocou primeiro os contos mais recentes e foi indo até o mais antigo que escreveu, datado de 1949.

O conto que dá nome ao livro se passa antes de um baile de Carnaval. Poderia acontecer em qualquer casa de qualquer cidade brasileira. Tatisa é uma jovem bonita, que está se preparando para o Baile Verde: sua fantasia, maquiagem e até as unhas estão pintadas na cor. Para isso, conta com a ajuda de Lu, a empregada da família, que não vê a hora de sair do trabalho para cair na folia ao lado do marido.

img_8825

Enquanto pregam lantejoulas na saia verde de Tatisa, falam sobre o pai da jovem, que está em outro quarto da casa, muito doente. A empregada acredita que ele está morrendo; a filha se recusa a ver um grave problema. Pelo menos não hoje, não no Carnaval.

O que é o Carnaval afinal? Uma chance de se fantasiar e ir para a rua ou para as grandes avenidas do samba viver uma outra vida. Ou a oportunidade tão esperada de viajar e fugir da sua realidade. Não devem existir problemas no Carnaval – ou pelo menos é assim que Tatisa e Lu pensam.

Esteja você em casa descansando ou curtindo a folia por aí, leve este livro com você. Garantimos que não irá se arrepender!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s