Continuando nosso especial do mês da Mulher, chegamos a um livro curto, simples e que todo mundo, homens e mulheres, deveria ler. Sejamos Todos Feministas é, na verdade, uma palestra que Chimamanda ministrou no TED. Vinda de um país em que o machismo é bem mais declarado e evidente do que o Brasil, a autora nos convida a observar que o preconceito ou menosprezo com as mulheres está nas pequenas coisas – bem como o feminismo.

Ela conta que foi chamada de feminista pela primeira vez quando ainda era quase uma criança, em um bate-papo com um amigo. Na ocasião, o termo foi usado como um xingamento; como ela não sabia o que feminista significava, foi procurar no dicionário quando chegou em casa. E a definição é clara: “uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos”. Ambos.

Chimamanda é uma estudiosa e autora extremamente conceituada; seus romances Americanah e Hibisco Roxo foram premiações e figuraram em diversas listas de obras que mereciam ser lidas. Por que, então, ela se sentiu obrigada a usar uma calça em uma apresentação na universidade ao invés de um vestido? Para passar seriedade. Para se assemelhar ao homem e não ser julgada.

Uma leitura de luta. Luta por direitos iguais, por uma mulher poder se vestir da maneira que quiser, por ser valorizada da mesma forma quando temos a mesma capacidade profissional que um homem. Um livro que dá tempo de ser lido enquanto espera o embarque do seu voo – e que te fará embarcar em uma viagem muito mais poderosa.

Anúncios

One thought on “TS Livros – Nigéria, com Chimamanda Ngozi Adichie

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s