Cecília é daquelas autoras obrigatórias. Tanto que você certamente já deve ter lido um de seus livros – e se não leu, mesmo assim conhece seus poemas, que viviam aparecendo no Castelo Rá-Tim-Bum, quando Pedro, Biba e Zequinha visitavam o Gato, em sua biblioteca. Caso nenhum livro de Cecília Meireles tenha chegado às suas mãos até hoje, Poemas de Viagens é um bom começo de caminho.

É bom para quem gosta de poesia e também para quem não gosta, já que os versos da autora são, no fundo, relatos de viagem. Para quem tem planos de conhecer a Europa, é um prato cheio. O livro traz diversos poemas das andanças da autora em Portugal, França, Bélgica e as nossas queridas Holanda e Itália.

poemas de viagem cecilia meireles 1

Também tem poemas ambientados nos Estados Unidos, onde Cecília viveu e trabalhou como professora. Um deles, sobre Nova Orleans, merece ser lido acompanhado de um bom jazz. Mesmo que você não tenha como ouvir, o saxofone vai tocar em sua mente – pode acreditar na gente.

Os textos de Poemas de Viagens foram escritos entre 1940 e 1964, época em que ainda era muito raro mulheres viajarem sozinhas. Ir de um lugar ao outro (ainda mais se fosse de um lugar do mundo a outro) era uma afirmação feminista. Tanto que muitos livros das autoras dessa época falavam sobre uma ou mais viagens. Era a oportunidade que a mulher tinha de conquistar seu espaço sem julgamento de conhecidos, ter autonomia financeira e fugir das limitações impostas pela sociedade.

No fundo, até hoje é assim: viajamos para nos libertar de nós mesmos e da rotina em que vivemos. Não importa para onde seja o seu próximo embarque, leve Cecilia com você.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s