Não tinha lido o livro de Teté Ribeiro quando a conheci. Visitei sua casa e conhecia sua história, mas não com suas palavras. Tudo tomou uma dimensão gigante quando li Minhas Duas Meninas (Companhia das Letras) e soube de suas memórias – e a de suas filhas, Rita e Cecília – com mais detalhes. Se já tinha admiração por ela antes, como profissional (Teté é editora da revista Serafina, da Folha de S. Paulo), agora a admiro como pessoa também.

Ok, vamos a história. Teté e seu marido, Sérgio D’Ávila, não podiam ter filhos. Foram inúmeras tentativas de engravidar, sem sucesso. Até que ela soube de uma clínica na Índia de barrigas de aluguel; você envia seu embrião, ele é gestado em uma das indianas da clínica, que passam todo o período de gravidez recebendo todos os cuidados necessários, e depois você busca o seu filho. Pode parecer maluco, mas para eles era a última esperança de ter uma criança da forma mais natural possível; eles, inclusive, já estavam na fila de adoção, mas resolveram tentar uma última vez.

Deu certo. Teté e Sérgio teriam gêmeas, duas meninas. Quando ainda faltavam algumas semanas para o nascimento delas, Teté foi para a Índia para se preparar para a maior viagem que faria em sua vida: ser mãe. Essa é a história que ela narra em seu livro, com escrita delicada e boas doses de humor. Devorei em menos de uma semana.

Teté fez questão de conhecer a clínica em que suas filhas foram gestadas, conversar com as grávidas ali presentes e ficar frente a frente com Vanita, a indiana que concebeu suas duas filhas. É um lado muito peculiar da Índia que nos é apresentado aqui, e que vale muito a pena ser lido. Uma história de amores incondicionais, em um país exótico. A realização do sonho de uma mãe que estava pronta, só não tinha os filhos.

Minhas duas meninas teté ribeiro 2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s