Confesso que só fui me interessar por O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares quando foi anunciado que a história ganharia uma versão para o cinema, pelas mãos de Tim Burton. Gosto muito do trabalho do diretor e fiquei curiosa para saber porque esse livro tinha chamado sua atenção. Logo nos primeiros capítulos comecei a me perguntar: por que ele não fez isso antes?

Originalmente publicado no início dos anos 2000, a obra de Ramsom Riggs nos apresenta Jacob, um adolescente que cresceu ouvindo as histórias fantásticas do avô, que, resgatado da guerra, foi acolhido no lar da Srta. Peregrine, em uma remota ilha no norte da Europa. Poderia ser um orfanato qualquer, mas as crianças que habitavam aquele lugar tinham poderes especiais, como levitar ou desaparecer.

IMG_9911

Quando o avô morre (acontece logo no primeiro capítulo, então quase não é spoiler), Jacob presencia uma cena estranha e fica totalmente perturbado, lembrando das histórias que ouvia. Depois de longas conversas com seu psicólogo, decide ir com seu pai para Cairnholm, a ilha onde seu avô morou, em busca de respostas e conforto. Quem o acompanha é o pai, que não está nem aí com nada disso e quer mesmo observar os pássaros típicos da região.

Riggs descreve Carinholm como “não era tão bonito de perto quanto parecera de longe. As ruas de cascalho enlameadas formavam um quadriculado cheio de exóticos chalés caiados que de normal só tinham a antena parabólica. Como Cairnholm era distante e irrelevante demais para justificar o custo de trazer cabos de alta tensão do continente, fedorentos geradores a diesel zumbiam por todos os cantos como vespas irritadas, um som que harmonizava com o ronco dos tratores – os únicos veículos da ilha”. Deu pra sentir né? Estamos no meio do nada.

A busca de Jacob pelo orfanato da Srta. Peregrine, e o que encontrará pelo caminho depois disso, faz desse livro uma leitura essencial para quem gosta de mistério e fantasia. Passe pela “fenda” e descubra os segredos de Ramsom Riggs. E não se esqueça: tem mais dois livros depois desse, então prepare-se para uma maratona literária!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s