Continuando nossa viagem pela Alemanha (se você perdeu o post sobre Frankfurt, clique aqui), vamos falar sobre a pequena Darmstadt, que foi onde fiquei de fato hospedada. A cidade é famosa por suas universidades e por sediar o Merck Group, grupo farmacêutico considerado o mais antigo do mundo (ano que vem eles completam 350 anos de história!).

A empresa começou com uma pequena farmácia no centro de Darmstadt – que existe até hoje e segue administrada pelos herdeiros da família Merck. Atualmente é gigante e internacional, mas preza muito sua história. Tanto que tem dentro de sua sede um museu repleto de segredos e que tive a oportunidade de conhecer.

merck darmstadt deutschland 2

Caia uma chuva forte no dia da visita. Entrar em um local coberto foi um alívio para os meus pés, encharcados nas sapatilhas. No entanto, bastou uma olhada ao redor para perceber que estava em um local com alma, quase mágico. Pode perguntar para a dona Irene, a avó: quando eu era pequena brincava de inventar fórmulas, cremes e cosméticos. Ver aquele lugar repleto de frascos, ingredientes, mesas de madeira e outros apetrechos faz o coração curioso bater mais acelerado. Quem sabe, né vovó?

merck darmstadt deutschland 3

Fui observando cada cantinho do museu com cuidado, aprendendo a história do desenvolvimento da Merck, que é um exemplo da evolução da indústria farmacêutica como um todo. Me fez pensar sobre coisas que nunca tinha pensado, como, por exemplo, como foi para eles quando a Segunda Guerra chegou. A empresa tinha um laboratório nos Estados Unidos, que teve de virar uma empresa apartada. Darmstadt também foi bombardeada; algumas bombas caíram bem perto da fábrica da Merck (imagine a tragédia de uma bomba em uma indústria farmacêutica). Mas ninguém parou de trabalhar, e a história segue.

merck darmstadt deutschland 4

É legal falar que a Merck não é apenas uma indústria farmacêutica hoje. Eles têm, por exemplo, a patente do cristal líquido, presente nos nossos smartphones e TVs. Também produzem a tinta cintilante dos carros. E tudo começou com uma pequena “apotheke”. Viajar é bom por isso, abre a sua mente, te faz pensar, te traz novos conhecimentos. Que tal descobrir a história por trás de uma marca hoje?

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s