É provável que os caminhos que te levaram a esse post tenham sido os mesmos que me levaram para a obra de Gregory Maguire: o musical Wicked, de grande sucesso tanto na Broadway quanto no Brasil. Sempre achei a história interessante e, quando comecei a me envolver mais com ela e também assisti o musical por aqui, fiquei profundamente marcada por Elphaba (Elphie!) e Galinda/Glinda.

 

Enfim, voltando às páginas verdes de Wicked… Ganhei o livro de presente do Leo (e serei eternamente grata). Passei quase um mês em sua leitura, o que para mim é um tempo bem acima do padrão. Isso aconteceu por dois motivos principais: ler no idioma original sempre dá um pouco mais de trabalho e a história é tão rica em detalhes e reviravoltas que eu não conseguia me afastar de Oz.

IMG_0095

Logo no começo do livro você tem um mapa da terra de Oz; pode pegar a bússola e se preparar para uma viagem inesquecível. Ao longo de Wicked, Maguire te conduz pelos diferentes territórios, com suas peculiaridades e histórias bem menos gloriosas do que a Cidade das Esmeraldas.

Elphaba e Galinda, respectivamente as futuras Bruxa Má do Oeste e Bruxa Boa do Norte, não eram inimigas, como a história do Mágico de Oz poderia supor – muito pelo contrário. Elas se conhecem na universidade e, forçadas a serem colegas de quarto, tornam-se amigas. É uma história sobre a luta contra preconceitos e também sobre o fato de tanto o bem quanto o mal habitam dentro de cada um.

Se você conhece o musical e gosta da história, fica um alerta importante: a história do livro é bem diferente da peça. BEM diferente. Enquanto lia confesso que tomava um ou outro susto, do tipo “como assim?! Não é isso que acontece!”. Mas acontece. E é tão apaixonante quanto a versão para os palcos.

Já leu Wicked e gostou? Então sente-se, pois tenho uma notícia: Gregory Maguire tem outros três livros depois desse! Já estou com Son of a Witch e A Lion Among Man na fila de leitura. Já Out of Oz…estou aceitando de presente 😉

IMG_0092

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s