Vamos falar sobre museus. Nós gostamos muito desse tipo de passeio: conhecer obras de artistas que já admiramos  – ou que conhecemos lá e nos encantamos de cara -, apreciar as diferentes instalações, aprender coisas novas. Contudo, convenhamos: museus são espaços de contemplação, na maioria das vezes. Você admira a obra sem interagir com ela, nada além do olhar atento. O que aconteceria se pudéssemos tocar e, com isso, transformar as obras de arte?

Essa é a proposta do Museu da Imaginação, um passeio imperdível para as férias das crianças – ou para os adultos que, como nós, curtem voltar a ser crianças. Passamos uma manhã visitando o espaço e garantimos: as crianças se divertem mesmo! O passeio começa na Sala das Esferas; com curadoria de Bel Lacaz, o espaço apresenta releituras das obras de Picasso por diferentes artistas – todas interativas, é claro! As crianças fazem bolas e círculos girarem, baterem, rolarem.

Museu da Imaginação 1

O próximo espaço traz a mostra EU/TU/ELES/NÓS/VÓS/ELES, uma verdadeira imersão na arte de rua, no grafite e no skate. Além das imagens, criadas por artistas do grupo OPNI e Rodrigo Yassuda, as paredes são pintadas com tinta de lousa na parte inferior, na altura ideal para que as crianças criem seus próprios desenhos.

Museu da Imaginação 9

O espaço também conta com oficinas de arte e uma parte com bóias. Pronto, lá se foi a Carol brincar com elas. E pode ficar tranquilo: cada uma das salas é supervisionada por um ou mais monitores, que ajudam nas brincadeiras e garantem a segurança das crianças – até mesmo das grandes, como a gente.

Museu da Imaginação 7

Em seguida descemos para o primeiro andar do Museu da Imaginação, onde está em cartaz a instalação Ora Bolas!,  de Guto Lacaz. A obra é composta por 20 bolas, que sobem e descem sem parar. Aqui também acontecem oficinas, nas quais os monitores ilustram a união entre arte e ciência. Como chegamos cedo, não pudemos acompanhar essa atividade, mas é fácil se deixar encantar pela grandeza de estar imerso em uma obra de arte.

Passe por uma divertida cortina preta e você chega ao coração do Museu da Imaginação. A mostra permanente inclui diversas atividades para as crianças se divertirem. Ali é possível se tornar um rockstar, ver uma casa na árvore, pedalar em um jogo de videogame e brincar com as outras crianças, em atividades que incentivam o trabalho em equipe. Aqui nós, as crianças grandes, também encontramos diversas brincadeiras que pudemos participar.

Museu da Imaginação 10

O Museu da Imaginação foi inaugurado em janeiro de 2017; é uma atração ainda muito nova na cidade, mas que vale a pena descobrir. Afinal, imaginar não tem idade – aliás, crescer com a capacidade de brincar e inventar coisas novas que só uma criança tem é algo que não tem preço.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s