Ao entrar no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o famoso Pacaembu, dá para sentir o clima de jogo mesmo com arquibancadas vazias. A energia das torcidas está ali, impregnada, uma força vital. O gramado se estende, verde. Você automaticamente sente que precisa tocá-lo. E, ao fazer isso, que entrou em contato com solo sagrado, do esporte que, para muitos brasileiros, é quase religião. E religião e futebol não se discute, não é mesmo?

Museu do Futebol Pacaembu 23

Paulo Machado de Carvalho, o nome por trás do nome do estádio, foi o chefe da delegação da seleção brasileira nas copas de 1958 e 1962. Trouxe duas taças para casa em campeonatos seguidos, um feito e tanto, que de fato nos transformou no país do futebol, por mais que estejamos há anos esperando o tão sonhado hexa…

O estádio não recebe apenas os atletas profissionais; quem mora na região costuma praticar esportes por ali também. Poxa, uma corrida em volta do campo é para poucos! Para quem quer outras atividades, o centro poliesportivo conta com piscinas e quadras. As atividades são gratuitas, basta se inscrever. Para isso, é necessário fazer exame médico e levar os seguintes documentos: RG, comprovante de residência e foto 2×2.

Foi por muitos anos a casa do Corinthians; os jogos do time sempre animavam o bairro do Pacaembu, que no fim acabou virando apelido do estádio. Hoje o Timão nem sempre joga ali, mas o estádio permanece no coração dos corinthianos. Tem sido ultimamente mais casa dos santistas, quando precisam disputar algum jogo na capital paulista. Santistas como o pai do Leo, seu Arlindo, que estava com a gente durante a visita ao estádio, logo após conhecermos o Museu do Futebol.

Museu do Futebol Pacaembu 21

Só que o primeiro jogo lá foi com o mando do Palmeiras! A primeira partida no Pacaembu, em abril de 1940, deu 6×2 para o Palestra, frente ao Coritiba. Mas o primeiro gol marcado ali foi feito pelos visitantes.

Eu, como são-paulina que sou, também sinto que faço parte dessa história, mesmo sem ver um jogo do São Paulo ali. Costumam acontecer no Morumbi, a casa do time. Só que, no final das contas, não importa o time que você torce; o estádio do Pacaembu é patrimônio do futebol.

Museu do Futebol Pacaembu 16

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s