Se tem uma cidade que a gente não se cansa de falar por aqui é o Rio de Janeiro. Teve post no ano passado, teve roteiro de cinco coisas imperdíveis para se fazer por lá, teve Rock in Rio – e continuamos tendo coisas para falar sobre a Cidade Maravilhosa.

Rock in Rio de Janeiro 10

Essa foi a primeira vez do Léo por lá. Viajamos de ônibus, saindo de São Paulo. Chegamos na rodoviária Novo Rio com um pouco de atraso, por conta do trânsito. Sexta-feira de manhã não é fácil para nenhuma cidade grande. Aqui já fica a nossa primeira dica: evite pegar táxis. Os preços fechados, saindo de lugares como a rodoviária e os aeroportos, são bem abusivos. Vale apostar no Uber ou, se você já tiver um RioCard, pegar um ônibus para o seu destino. Aliás, essa é a dica número dois: adquira um RioCard assim que possível. Circular pelo Rio de metrô e ônibus é tranquilo, e você economiza uma grana.

Ficamos hospedados no bairro do Catete, pertinho da estação de metrô Largo do Machado. É um bairro que mistura ruas residenciais com avenidas mais comerciais, tem sempre movimento e um charme todo próprio. Além disso, as hospedagens costumam ser mais em conta do que as opções na zona sul (Copacabana, Ipanema e Leblon) e na Barra da Tijuca. Voltaríamos a nos hospedar na região com certeza.

Tivemos um dia e meio para aproveitar o Rio, então começamos nosso passeio pelo bairro da Urca, onde passeamos no famoso Bondinho do Pão de Açúcar. Aqui vai mais uma dica para economizar: escolha entre Cristo Redentor e Bondinho. Ambos oferecem mais ou menos a mesma coisa (uma vista incrível e panorâmica da cidade) e seus ingressos são igualmente caros. Se você tem pouco tempo e dinheiro, melhor escolher apenas um deles e aproveitar o passeio.

Rock in Rio de Janeiro 6

O passeio de Bondinho têm duas fases, uma primeira subida entre a praia e o morro da Urca e, sem seguida, de lá até o Pão de Açúcar. Em cada uma das paradas você tem mirantes, lanchonetes e banheiros. De lá é possível ver toda a praia de Copacabana, a ponte Rio-Niterói  e o movimento dos aviões no aeroporto Santos Dumont. Não importa quantas vezes você faça esse passeio, é uma vista sempre impressionante.

Depois seguimos para o Parque Lage, na zona sul. No passado, a área abrigou um grande engenho de açúcar; aos pés do Corcovado, hoje o parque é cenário de mostras de arte, piqueniques em família e selfies, muitas selfies, no prédio principal, onde fica a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e o Bistrô Plage. Chegue cedo para conhecer o parque todo.

IMG_1488

Nossas últimas paradas foram as praias mais famosas do Rio, Ipanema e Copacabana. Localizadas uma em seguida da outra, concentram o maior número de turistas, mas precisam estar incluídas no seu roteiro. Copacabana em especial sempre nos encanta, afinal, quantas vezes vimos sua orla na televisão? E o Copacabana Palace? É como andar em um cenário de novela.

Outra coisa muito legal que chamou nossa atenção é a técnica de espalhar pela areia mangueiras com furinhos. A água vai molhando a areia, deixando mais fácil a chegada até a beirada do mar – é sério, em dias de calor pisar ali pode queimar seu pé!

Rock in Rio de Janeiro 17

O triste é ver uma cidade tão bonita como essa sofrer com tanta violência. Não aconteceu nada com a gente, mas ninguém gosta de andar com medo. Cansei de ver posts de pessoas orientando para não passar por esse ou aquele lugar, não pegar determinado ônibus, sentar-se mais à frente no BRT, onde tem câmeras. Se o Rio de Janeiro fosse mais seguro, tenho certeza que atrairia ainda mais turistas – infelizmente, as cenas que vem a nossa mente são cada vez mais Tropa de Elite do que novelas do Manoel Carlos.

Mesmo assim, voltamos para casa com gosto de quero mais. Pode esperar, Rio: a gente logo dá as caras de novo por aí 😉

Rock in Rio de Janeiro 14

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s